domingo, 29 de março de 2020

Colonização e Ciência

Peste & Choléra - Patrick Deville


Esse livro começou colocando logo uma dificuldade de partida; estando no original, em francês, lia com o dicionário do lado. Normalmente me viro bem em romances contemporâneos, mas este tinha um vocabulário bem mais rebuscado que o habitual. Além disso, o fluxo de ideias do autor por vezes dá uns saltos, o que dificulta a velha tática de ir deduzindo o significado de uma palavra pelo contexto. Conclusão: recorria do dicionário ao menos uma vez por página, na média. Tenho um esquema de leitura em que leio livros físicos (com dicionários idem) à noite, para evitar estimular os olhos com luz de telas antes de dormir. Então dá para ter uma ideia de que não foi rapidinho que eu consegui terminar esse livro.

Peste & choléra é um romance em forma de biografia (ou biografia em forma de romance) de Alexandre Yersin, médico suíço que ficou conhecido por descobrir a bactéria responsável pela peste bubônica, que levou seu nome: Yersinia pestis. Achei que o livro fosse girar em torno desse fato, que foi o que tornou Yersin famoso, mas a peste é apenas um detalhe em uma história riquíssima.

Yersin era órfão de pai, saiu da Suíça para estudar primeiro na Alemanha e depois na França. Como era de praxe entre as pessoas cultas na Europa do século XIX, trocava muitas cartas com seus familiares (a mãe a irmã), colegas e amigos. Pelo que entendi, Deville baseou nessa correspondência a construção do livro, além de visitas in loco aos pontos de relevância para a vida de Yersin.

A história começa quase pelo final, quando, em 1940, Yersin, já velhinho, embarca no último voo da Air France para fora do país naquele período, com os nazistas batendo à porta de Paris. A narrativa segue com alternância dos tempos, ora contando de maneira mais ou menos cronológica e sequencial a vida do pesquisador, ora trazendo momentos de sua velhice, em que as memórias ganham destaque.

Yersin era um inquieto. O contato com Pasteur, do qual se tornou um discípulo próximo (juntando-se ao que Deville chamou de “la bande des pasteuriens”), estimulou a curiosidade que ele já trazia. Trocou a perspectiva de uma vida tranquila e estável na França e no laboratório por uma vida de aventuras e descobertas as mais diversas. O cotidiano de descobertas, curiosidades e aventuras é que é o núcleo do livro, sempre a partir do ponto de vista de Yersin.

Assim como o médico, Deville descreve as descobertas, explorações e interesses de Yersin com tranquilidade. A vida repleta de aventuras contrasta com o estilo calmo e pacato da personalidade de Yersin, que não teve filhos e, aparentemente, nenhum envolvimento afetivo significativo ao longo da vida, excetuando a mãe e a irmã.

Yersin se radica no Vietnã, então parte do império colonial francês, na Indochina. Ali, naquela terra cheia de possibilidades e aberta a descobertas do colonizador, Yersin encontra um lugar para se estabelecer e se estabilizar, se mantendo constantemente desafiado.

Seus interesses vão muito além da biologia ou da medicina. Ao longo de sua vida ele parte em missões exploratórias pelo interior da Indochina, mapeando rios e montanhas, tendo contato com os povos locais. Funciona como um braço colonizador instalando lá uma filial do instituto Pasteur, fazendo amizade com os governadores-gerais, mas se mantinha afastado da política, apesar da importância que ganhava no local. No fim de sua vida, chega a desenvolver uma tábua de marés, observando as cheias e vazantes a partir de sua varanda.

Peste & choléra é um livro bonito, onde as paisagens e personagens são desvelados com cuidado, dando uma boa ideia do que são Yersin e o local que ele escolheu para viver. Outras pessoas ou outros locais não são colocados em profundidade, em consonância com o próprio Yersin, sempre muito absorvido por seus interesses, que eram muitos.

Outro fator que me faz considerar esse livro como muito bom é o fato de ter tido três efeitos importantes: me despertou interesse em saber mais sobre Yersin, deu vontade de conhecer o Vietnã, e de ler outros livros do mesmo autor. Mesmo dando esse trabalho todo de olhar o dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário